quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Rota do Sangue

  • O Sangue
O sangue é obtido através de dádivas voluntárias e não remuneradas, efectuadas por pessoas em boas condições de saúde.
O doente tem o direito de receber sangue seguro e eficaz.
No ano 2000 a Organização Mundial de Sangue ( OMS) dedicou o dia 7 de Abril ( Dia Mundial da Saúde) ao dador de sangue com o lema: " Sangue seguro começa em mim".

O sangue é um liquído orgânico formado por várias células, todas elas com origem na Medula Óssea, e com funções tão específicas e variadas que dificilmente o Homem conseguirá artificialmente produzir um liquído de tamanha riqueza.

  • Os Constituintes do Sangue
- Os glóbulos vermelhos são as células mais abundantes no sangue circulante e têm como função transportar o oxigénio dos pulmões a todas as células do nosso corpo.


- Os glóbulos brancos em circulação nos nossos vasos sanguíneos, são células especializadas em defender o organismo contra infecções. Algumas destas células têm a capacidade de produzir anticorpos cuja a função é proteger o organismo de novas infecções.


- As plaquetas são pequenos corpúsculos celulares que participam na função de coagular o sangue e estancam as hemorragias. As plaquetas aderem umas às outras e formam o rolhão de plaquetas.
A fibrina é uma substância que está dissolvida no plasma e dá conscistência ao rolhão de plaquetas.



1 comentário:

  1. Parabéns pelo vosso Blog. Os jovens têm hoje uma missão crucial na área da sensibilização para a máxima importância da dádiva de sangue, junto dos adultos.
    A necessidade de sangue é permanente, e todos nós, até aqueles que pelas mais diversas razões não podem ser dadores, podem naturalmente sensibilizar outros a fazê-lo.
    Podem aceder ao meu Blog: aveiro123-portaaberta.blogspot.com e ao site:www.adasca.pt e deixar os vossos comentários.
    Cordialmente, sou,
    Joaquim Carlos
    Fundador/Presidente da Direcção da ADASCA

    ResponderEliminar