Dar Sangue
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpvcWLtdDUBqUqyBkQoMB2UUE215m0BwiRvkXJ1QlJjrtEgZ6-cXi7zVoodz8pwLcv-5oAVS1nF9p09PhJ5AJZNYc6lPuAyKK8jpJH8jb7N3UPo0e4stTNgLrh3gmL-B4u0XufGYza2-A/s200/saude-doar-sangue.jpg)
O sangue é necessário todos os dias, pois todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgia, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados, etc. Todas estas situações necessitam de fazer tratamento com Componentes Sanguíneos. Enquanto um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado pode necessitar de mais de 20 unidades de sangue e um doente com leucemia pode necessitar de mais de 100 unidades de Componentes Sanguíneos.
Uma unidade de sangue total representa 450ml. Cada indivíduo tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da superfície corporal. O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. A unidade de sangue depois de colhida vai ser separada nos seus constituintes: Glóbulos Vermelhos, Plasma e Plaquetas ou Crioprecipitado, conforme a opção. Assim, uma dádiva de sangue pode beneficiar pelo menos três doentes.Não existe qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue. Todo o material utilizado é estéril e descartável, usado uma única vez, por isso doe sangue.
Texto retirado de http://www.fepodabes.pt/i-informacoes.php?id_page=13
Carolina Macedo
Sem comentários:
Enviar um comentário