domingo, 9 de janeiro de 2011

Dia Mundial do dador de sangue


No dia  14 de Junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue um pouco por todo o mundo. Esta é um  jornada para criar consciência sobre a necessidade de contar com sangue seguro, bem como para celebrar aqueles doadores voluntários graças aos quais muitas pessoas podem sobreviver e viver melhor.

Em 2006,por exemplo, em mais de 120 países, tiveram lugar eventos promovendo a dádiva voluntário de sangue. O Dia também serve como plataforma para actividades mais vastas em certos países, incluindo o anúncio de planos nacionais para a restruturação de serviços de transfusão de sangue, a promulgação de legislação sobre doação de sangue e outros aspectos da transfusão de sangue, e o lançamento de directivas nacionais sobre transfusão em clínica.
O Dia Mundial do Dador de Sangue é coordenado conjuntamente pela Organização Mundial de Saúde, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea e a Federação Internacional das Organizações de Dadores de Sangue. Todos os anos, estes parceiros reúnem-se num evento internacional que fornece uma ocasião para uma campanha mediática a nível mundial destinada a sensibilizar as pessoas para a necessidade de sangue seguro e a importância da doação regular e voluntária de sangue.
Este ano não foi excepção. Desta vez o evento teve lugar em Barcelona, Espanha.
A importância e número de eventos do Dia Mundial do Dador de Sangue aumenta todos os anos.
O apoio de líderes governamentais e celebridades, juntamente com campanhas nos meios de
comunicação de massa e actividades comunitárias, resulta em enaltecimento de indivíduos generosos
que dão o seu sangue para salvar vidas e melhorar a saúde de pessoas que não conhecem
e nunca conhecerão.



                                                                                                                         
                                                                                                                             Ana Margarida Carriço

Sem comentários:

Enviar um comentário